Empreendedorismo, Inovação,·

Startup goiana que usa mel de cacau para substituir açúcar é única brasileira em premiação da ONU

Empresa desenvolveu chocolate sem gordura e com baixas calorias. Fundador da empresa, Gustavo Henrique Rocha, afirmou que proposta é utilizar mel de cacau como substituto para açúcar.

Inicio

A startup goiana Nutricandies é semifinalista em uma premiação da Organização das Nações Unidas que incentiva a alimentação saudável. Ao g1, o fundador da empresa, Gustavo Henrique Rocha, afirmou que a iniciativa transforma subprodutos em alimentos nutritivos. Segundo ele, a startup desenvolveu um chocolate sem gordura e com baixas calorias - entenda abaixo.

A Nutricandies concorre na categoria Startup Innovation em "Bom Alimento para Todos, Hoje e Amanhã". O empresário Gustavo Rocha explicou que os subprodutos são resíduos agrícolas descartados, como cascas, polpas e líquidos de frutas e vegetais das lavouras. No caso do cacau, foco da Nutricandies, os subprodutos incluem o mel e a casca de cacau.

img

Nutricandies

Por meio de um projeto de incubadoras da UFG, Gustavo desenvolveu a startup "Nutricandies", com colaboração da equipe da universidade. O empresário conta que o produto levou cerca de dois anos até chegar na fase de comercialização.

Para chegar ao resultado atual, Gustavo fez testes com várias frutas e vegetais. "O processo de criação consiste em realizar diferentes fórmulas e dosagens do produto com essa finalidade. Para chegar a essa versão final, já testei o uso de outros vegetais, como estévia e alfarroba. Para finalizar o que se tornou, demorei cerca de dez meses", disse.

O projeto de incubadora da UFG apoia o desenvolvimento de novos negócios nas áreas de consultoria, assessoria, infraestrutura e suporte financeiro e administrativo, permitindo que a startup tenha mais fôlego para gerir inovações tecnológicas. Para ser incubado, é necessário passar por um processo seletivo e pagar uma taxa simbólica mensal durante a residência.